O que você acha do novo blog da escola?

sexta-feira, 22 de março de 2013

Água perdida em Pernambuco em 2012 saciaria sede do mundo por 28 dias

Você sabia que um apartamento residencial desperdiça, em média, três vezes mais água que uma casa com os mesmos número de habitantes e condição social? Pois é, e dependendo da quantidade de andares do prédio esse gasto pode ser até dez vezes superior, mesmo com a mesma abertura de registro em torneiras, chuveiros e etc.. Nesta sexta-feira (22), Dia Mundial da Água, não se tem muito a comemorar. Enquanto o Recife vive uma realidade de racionamento de 20 horas com água para cada 28 horas sem o recurso, na tentativa de evitar um colapso de abastecimento, é preocupante perceber tanta água potável sendo jogada fora.

A situação passa longe de ser fácil, para se ter uma ideia, apenas em 2012, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) produziu, tratou e distribuiu um total de 640,37 milhões de metros cúbicos de água, mas registra apenas 238,8 milhões como consumo efetivo da população. Isso significa que 62% de tudo que é produzido pela companhia acaba nas chamadas “perdas totais”. O volume “perdido” apenas no ano passado, que soma 401 milhões de m³, seria suficiente para matar a sede, com 2 litros de água por pessoa, de toda a população mundial (7,1 bilhões de habitantes) por um período de 28 dias. “Essas perdas são decorrentes de vários motivos. Inclui ligações clandestinas, limpeza de reservatórios, submedição de hidrômetros, perdas físicas de vazamentos e etc.”, explica o Diretor Regional Metropolitano, Rômulo Aurélio.

De acordo com o mestre em recursos hídricos, Adalberto Cavalcanti Coelho, o grande problema do desperdício é cultural. Lavar roupas e louças em água corrente, em vez de numa máquina com carga máxima, uma vez por semana, por exemplo, demanda entre cinco e seis vezes mais água. Como há uma sensação de abundância de água, as pessoas não economizam como deveriam até que passe a pesar no bolso. “Para se ter uma ideia, quando um prédio opta pela medição individualizada, ou seja, cada um paga sua conta em vez do condomínio, o consumo de cada apartamento cai, em média 30%”, afirma.

Fonte da noticia: Diário de Pernambuco

sexta-feira, 15 de março de 2013

Dia 15 de Março - Dia da Escola


A escola, depois da família, é o primeiro grupo social a que pertencemos. E grupos sociais são importantes para que aprendamos a interagir com pessoas, a conhecer novos comportamentos e a respeitar uns aos outros. Além do mais, a escola é fonte de conhecimento e educação, tanto formal quanto informal, é um espaço onde o aluno é o protagonista e aprende a desenvolver suas atividades, além de ser um laboratório de inclusão social, promovendo no jovem o sentido de importância da comunidade.
Durante todo o nosso crescimento, precisamos de um referencial e essa é uma das principais funções da escola. Cada fase do aluno, novas necessidades e capacidades devem ser exploradas e para isso, a escola deve dispor de uma gama de profissionais como orientadores educacionais, professores e psicólogos.
Infelizmente, a educação no Brasil ainda não está satisfatória, apesar de índices cada vez mais positivos. Há um aumento da taxa de alfabetização, aumento do número de alunos que completam o nível superior, novas escolas de ensino fundamental foram construídas e há uma queda no índice de evasão escolar.
Autor: Juscelino Tanaka

Fonte: Brasil Escola

quinta-feira, 14 de março de 2013

14 de Março: Dia Nacional da Poesia.


A poesia é a arte da linguagem humana, do gênero lírico, que expressa sentimento através do ritmo e da palavra cantada. Seus fins estéticos transformaram a forma usual da fala em recursos formais, através das rimas cadenciadas.
As poesias fazem adoração a alguém ou a algo, mas pode ser contextualizada dentro do gênero satírico também.
Existem três tipos de poesias: as existenciais, que retratam as experiências de vida, a morte, as angústias, a velhice e a solidão; as líricas, que trazem as emoções do autor; e a social, trazendo como temática principal as questões sociais e políticas.
A poesia ganhou um dia específico, sendo este criado em homenagem ao poeta brasileiro Antônio Frederico de Castro Alves (1847-1871), no dia de seu nascimento, 14 de março.
Castro Alves ficou conhecido como o “poeta dos escravos”, pois lutou grandemente pela abolição da escravidão. Além disso, era um grande defensor do sistema republicano de governo, onde o povo elege seu presidente através do voto direto e secreto.
Sua indignação quanto ao preconceito racial ficou registrada na poesia “Navio Negreiro”, chegando a fazer um protesto contra a situação em que viviam os negros. Mas seu primeiro poema que retratava a escravidão foi “A Canção do Africano”, publicado em A Primavera.
Cursou direito na faculdade do Recife e teve grande participação na vida política da Faculdade, nas sociedades estudantis, onde desde cedo recebera calorosas saudações.
Castro Alves era um jovem bonito, esbelto, de pele clara, com uma voz marcante e forte. Sua beleza o fez conquistar a admiração dos homens, mas principalmente as paixões das mulheres, que puderam ser registradas em seus versos, considerados mais tarde como os poemas líricos mais lindos do Brasil.

Fonte: Brasil Escola